PLANO DE GOVERNO PARA CUIABÁ
Danilo Figueiredo | Redação O Matogrossense
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil), realizará, portanto, a segunda reunião para debater o plano de governo. Desta vez, ele discutirá, especificamente, a mobilidade urbana e a infraestrutura de Cuiabá.
Para este evento, Botelho convidou, então, engenheiros, arquitetos, urbanistas, professores da área, representantes de sindicatos e empresários. Eles debaterão, assim, as melhorias que podem ser feitas na cidade.
Botelho já adiantou que asfaltará 100% de Cuiabá e, agora, ampliou o desafio. Ele também lançará, além disso, um programa de recapeamento da cidade para melhorar a malha viária da capital, que está em situação crítica. Os buracos e o asfalto irregular prejudicam o trânsito e afetam os carros, causando, consequentemente, prejuízos aos cidadãos.
“O governador Mauro Mendes sugeriu fazer o recapeamento das ruas de Cuiabá, a revitalização asfáltica, e prometeu ajudar. Então, agora estamos incluindo um programa de revitalização da malha viária de Cuiabá no nosso plano de governo”, afirmou o parlamentar. Ele também buscará, portanto, o apoio dos deputados federais e senadores.
Os problemas que existem na capital vão além disso. Hoje, as opções de modalidade de transporte executadas em Cuiabá estão, de fato, na contramão do que é recomendado para uma metrópole.
Mudança nas Opções de Locomoção
Botelho destaca que precisamos, então, inverter a opção de locomoção de Cuiabá. Hoje, a cidade é pensada para carros e motos, ao invés de priorizar pedestres, ciclistas e transporte público.
“Precisamos de obras que tragam maior fluidez para determinadas modalidades, sem prejudicar outras, como interligar os bairros às grandes avenidas. Para isso, é fundamental a parceria com o governo do Estado. No entanto, este plano não é apenas nas vias, mas inclui a revitalização do Centro Histórico. Resgatar o centro e devolvê-lo à população, tornando-o um pólo, é uma das nossas prioridades”, explicou Botelho.
Uma das sugestões é transformar o Morro da Luz em um parque e levar todos os órgãos municipais para o centro, criando, assim, no Centro Histórico, um centro político-administrativo. A ideia também inclui, além disso, parcerias com bares e restaurantes para agitar a vida noturna no centro, fazendo com que ele volte a ser frequentado.
