Na manhã desta sexta-feira (28), o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), por meio da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), realizou uma festa junina para as crianças internadas na pediatria. O evento incluiu os pequenos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), enfermarias, internação e Centro de Tratamento de Queimados (CTQ).

A celebração, cuidadosamente planejada, ofereceu uma variedade de atividades típicas das festas juninas, garantindo momentos de diversão e descontração para os pequenos pacientes. A festa contou com barracas de pipoca, doces, milho, cachorro-quente, bolos e maçã do amor. Além disso, houve apresentações musicais e pescaria com prêmios, com brinquedos arrecadados e evento organizado pelos servidores do HMC.

Giovani Valar, diretor geral da ECSP, destacou a importância da iniciativa para o bem-estar das crianças e suas famílias. “A realização desta festa nos proporciona um sentimento especial, levando diversão e esperança para as crianças internadas e suas famílias”, afirmou Valar.
A coordenadora do setor de pediatria, Rosenil França Magalhães, ressaltou o impacto positivo de eventos como esse na recuperação dos pacientes. “A humanização do ambiente hospitalar pode contribuir significativamente para a melhora do bem-estar emocional das crianças, resultando em uma recuperação mais rápida e eficaz”, explicou.
Os profissionais de saúde do HMC participaram ativamente da festa, vestidos tipicamente de caipiras, criando uma atmosfera envolvente e acolhedora. A avó de Nicolas, um menino de seis anos internado, expressou sua gratidão pela iniciativa. “Achei maravilhosa essa iniciativa dos próprios servidores, proporcionando um momento de lazer para as crianças em um momento tão difícil”, disse Dona Sônia.

A festa junina do HMC exemplifica como a humanização hospitalar pode transformar o ambiente e melhorar a recuperação dos pacientes. A iniciativa, além de proporcionar momentos de alegria, reflete o compromisso da gestão com o bem-estar integral dos pequenos.
