O vereador Dilemário Alencar (União) pediu nesta sexta-feira (24) que a população de Cuiabá conceda um prazo de um ano para que a saúde pública melhore significativamente. Ele explicou que o prefeito Abilio Brunini está adotando medidas emergenciais para resolver os problemas enfrentados no setor.
Abilio Brunini redefine o modelo de saúde na capital
Desde o início de sua gestão em janeiro de 2025, Abilio Brunini enfrenta críticas por sua estratégia de descentralizar o atendimento de saúde. Ele transfere pacientes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com o objetivo de otimizar os recursos e distribuir a demanda. O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) expressou preocupação com essa abordagem, afirmando que ela pode não resolver os problemas da saúde municipal.
O vereador defendeu a iniciativa do prefeito de Cuiabá e questionou a aplicação do princípio de “territorialidade” do Sistema Único de Saúde (SUS), que determina que pacientes sejam atendidos na UBS da região onde moram. Então, ele acredita que a redistribuição dos atendimentos pode aliviar a sobrecarga nas UPAs e oferecer serviços mais eficientes para a população.
Vereador aponta problemas na gestão anterior
Dilemário também criticou a gestão de Emanuel Pinheiro (MDB) por ter concedido férias simultâneas a mais de 50 médicos, o que, segundo ele, comprometeu o atendimento à saúde em Cuiabá. Ele afirmou que essa decisão prejudicou ainda mais a situação do setor e reforçou a necessidade de mudanças urgentes.
Prefeito decreta emergência sanitária na capital
Para lidar com o aumento de casos de dengue e chikungunya, Abilio Brunini decretou estado de emergência na saúde pública. Ele autorizou a contratação de 80 médicos para reforçar as UBSs e priorizou exames laboratoriais. Assim, a gestão também criou um canal no site oficial da prefeitura, onde os cidadãos podem denunciar focos do mosquito transmissor, envolvendo a população no combate à crise.
Com essas ações, Abilio busca reorganizar o sistema de saúde e preparar Cuiabá para um atendimento mais eficiente e acessível. No entanto, ele enfrenta o desafio de cumprir suas promessas em um curto espaço de tempo.
Perguntas frequentes
Por que Cuiabá decretou estado de emergência na saúde?
A cidade enfrenta um surto de dengue e chikungunya, o que motivou a prefeitura a adotar medidas emergenciais.
O que a gestão atual está fazendo para melhorar a saúde?
A gestão contratou mais médicos, priorizou exames e lançou campanhas de conscientização para combater os surtos.
Como os cidadãos podem ajudar a combater a crise?
Eles podem usar o canal da prefeitura para denunciar focos de dengue e participar das ações de prevenção.
