Os motoristas de ônibus de Cuiabá não irão paralisar suas atividades na próxima segunda-feira (2), apesar dos rumores que circulam nas redes sociais sobre um protesto devido ao atraso no pagamento da primeira parcela do 13º salário. O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Cuiabá (Sintrobac) desmentiu esses boatos e garantiu que não há previsão de greve.
Desmentindo os rumores de paralisação
Em resposta aos boatos, um representante do sindicato, por meio da Associação Mato-Grossense dos Transportadores Urbanos (MTU), esclareceu que o prazo para o pagamento da primeira parcela do 13º salário vai até o dia 20 de dezembro. Há também a possibilidade de o pagamento ocorrer até o dia 5 de dezembro. “Não haverá paralisação por causa do 13º. As empresas têm até o dia 20 para pagar, e o pagamento pode sair até o dia 5”, afirmou o representante do sindicato.
Os rumores sobre uma paralisação programada foram espalhados nas redes sociais, sugerindo que a falta do pagamento do 13º seria a causa do protesto. No entanto, o sindicato garantiu que os trabalhadores aguardam o cumprimento das obrigações por parte das empresas, mas que não há necessidade de paralisação neste momento.
O histórico de atrasos de pagamentos
A situação dos motoristas de ônibus de Cuiabá continua a ser um desafio. Além disso, em novembro, motoristas da empresa Caribus realizaram greve devido a atrasos nos salários e benefícios. A paralisação afetou parte da frota e gerou transtornos para os usuários. O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários da Baixada Cuiabana (Sintrobac) destacou que os atrasos frequentes prejudicavam os trabalhadores e que uma ação foi necessária para pressionar as empresas a regularizarem os compromissos.
Por fim, a empresa Caribus, por sua vez, atribuiu os atrasos à falta de repasses financeiros por parte da Prefeitura de Cuiabá. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) afirmou, entretanto, que a responsabilidade pelos pagamentos atrasados era das empresas e não do poder público.
