Na quinta-feira (05/12), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), através da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA-Cepema), realizou uma operação em Ceilândia. Durante a ação, a polícia resgatou nove cães em situação de maus-tratos. O resgate foi parte de uma investigação sobre a negligência com os animais. A operação visou combater o abuso e proteger os cães encontrados em condições precárias. Assim, a PCDF conseguiu resgatar os animais e iniciar a apuração dos responsáveis. O resgate ocorreu em um imóvel que, segundo os policiais, apresentava condições precárias de higiene e abandono. A operação revela não só a negligência com os animais, mas também a realidade de descaso com o bem-estar dos cães por parte de seus tutores.
Polícia Civil resgata nove cães em condições precárias no DF; VEJA VÍDEO pic.twitter.com/BLqIsaG27s
— O Matogrossense (@o_matogrossense) December 6, 2024
Cães encontrados em estado grave de saúde
Colocaram os cães em um imóvel que, aparentemente, servia como escola antes, mas fecharam-no no início da pandemia da Covid-19. Durante a operação, os investigadores constataram que o local estava em condições deploráveis, com a presença de fezes e urina espalhadas por todo o ambiente. Entre os animais resgatados, havia duas cadelas de porte médio, ambas em estado de magreza extrema, acompanhadas pelos seus filhotes.
Além do quadro de desnutrição, uma das cadelas apresentava sinais visíveis de infestação por ectoparasitas, como pulgas e carrapatos, o que agravava ainda mais sua condição de saúde. Em um local onde os cães permaneciam sob vigilância, os policiais notaram a ausência de água e alimentos. Os animais, alimentados esporadicamente por vizinhos, não recebiam os cuidados necessários, pois o responsável visitava o imóvel apenas a cada 15 dias.
O abandono e a negligência com os animais
Antes da pandemia, o imóvel onde encontraram os cães funcionava como escola. Após o fechamento da instituição, aparentemente começaram a usar os animais como guardas do local. Segundo a PCDF, os cães estavam sendo mantidos no local como vigias, mas sem qualquer estrutura ou cuidados adequados. Com o tempo, os tutores dos animais passaram a negligenciar suas responsabilidades, deixando os cães abandonados e sem qualquer forma de sustento regular.
Moradores da região denunciaram o abandono e a situação de maus-tratos, o que possibilitou o resgate dos cães. Os vizinhos afirmaram que, apesar da falta de cuidados, alimentavam os animais esporadicamente, pois o responsável visitava o local apenas a cada 15 dias. Essa atitude negligente gerou um grave quadro de desnutrição, infecção e sofrimento para os animais.
A resposta das autoridades e o futuro dos animais
Após o resgate, levaram os nove cães para o Centro de Zoonoses do Distrito Federal, onde veterinários os avaliarão e cuidarão. A PCDF segue investigando o caso e trabalha para identificar o responsável pelos maus-tratos. A Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA-Cepema) destacou que o crime reflete um sério problema de negligência e abandono de animais. Além disso, as autoridades estão comprometidas em punir os responsáveis, conforme a legislação vigente. De acordo com a delegacia, a fiscalização visa coibir esse tipo de ato cruel. Assim, a PCDF se empenha em processar e responsabilizar legalmente os responsáveis. A ação é uma resposta ao crescente número de maus-tratos e abandono de animais na região.
Os maus-tratos a animais, infelizmente, continuam sendo uma realidade em várias regiões do país. Em 2020, alteraram a Lei de Crimes Ambientais, tornando mais severos os crimes contra animais, com penas de até cinco anos de prisão. No entanto, a prática ainda é comum em muitos lugares, e a fiscalização precisa ser constante para coibir tais atos de crueldade.
