Os investimentos em saneamento em Várzea Grande têm trazido melhorias significativas no abastecimento de água, como relatado por moradores de diversas regiões do município. Em 2023, a administração do prefeito Kalil Baracat direcionou mais de R$ 100 milhões para resolver problemas históricos de escassez de água.
Maria Aparecida Pereira, do bairro Maringá I, relata que agora tem água diariamente, uma mudança drástica. Gabriela Oliveira Lima, do Chapéu do Sol, observa que, apesar de ainda haver intermitência, a pressão da água melhorou muito.
Os investimentos incluem a entrega da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cristo Rei e a conclusão de outras duas ETAs em andamento: a ETA Barra do Pari e a ETA Imigrantes. A ETA do Cristo Rei já está em operação, e as outras duas prometem resolver entre 90% e 95% dos problemas de abastecimento.
Apesar das melhorias, desafios permanecem. A rede de tubulações, muitas vezes antiga, não suporta a pressão aumentada, resultando em vazamentos. O prefeito Kalil Baracat reconhece que, além dos investimentos já realizados, mais recursos são necessários para modernizar e ampliar a rede de distribuição de água.
A construção da Estação de Tratamento de Esgoto no Santa Maria, com custo de mais de R$ 100 milhões, está em andamento, destacando o compromisso da administração com o saneamento.
Essas ações visam assegurar que a infraestrutura de água e saneamento de Várzea Grande suporte sua população crescente, melhorando a qualidade de vida e gerindo eficazmente os recursos hídricos.
Com investimentos contínuos e parcerias, Várzea Grande está resolvendo seus problemas de água e saneamento, garantindo um futuro promissor para seus cidadãos.
