A crise no abastecimento de água em Várzea Grande, Mato Grosso, atingiu um ponto crítico. Moradores do bairro Paiaguás ergueram barricadas e incendiaram pneus para reivindicar uma solução imediata para a escassez de água que enfrentam há semanas. Além disso, a situação se agrava com denúncias de sabotagens em bombas e rompimento de canos, conforme divulgado pela prefeitura.
Moradores do Paiáguas em VG fazem barricada e cobram água pic.twitter.com/T5xLVrN5sB
— O Matogrossense (@o_matogrossense) February 11, 2025
Protestos intensificam pressão sobre autoridades
A manifestação no bairro Paiaguás não é um caso isolado. Semelhantemente, residentes do Residencial Santa Bárbara, no Parque do Lago, também bloquearam vias principais em protesto contra a falta de água, que já dura quase um mês. Com cartazes e gritos de “Queremos água”, os moradores expressam sua indignação e cobram respostas das autoridades competentes.
Denúncias de sabotagem agravam a crise
Por outro lado a prefeitura de Várzea Grande relatou dezenas de casos de sabotagem nas últimas semanas, incluindo danos intencionais em bombas de água e rompimento de canos nas centrais do Departamento de Água e Esgoto (DAE). Esses atos criminosos comprometem ainda mais o já precário sistema de abastecimento, causando transtornos significativos para a população.
Esforços para restabelecer o abastecimento
Em resposta às manifestações e às denúncias de sabotagem, a prefeitura anunciou a criação de uma força-tarefa envolvendo diversas secretarias para reparar os danos e normalizar o fornecimento de água. De acordo com o diretor de Operação do DAE, Wilhan Reis, as equipes estão trabalhando para resolver os problemas nas Estações de Tratamento de Água Cristo Rei e ETA Velha, responsáveis por 60% do abastecimento da cidade. Desta forma a expectativa é que, com a conclusão dos reparos, o fornecimento seja restabelecido gradualmente.
Perguntas frequentes
Perguntas frequentes
Bairros como Paiaguás, Residencial Santa Bárbara e outras áreas periféricas têm enfrentado os maiores problemas de abastecimento.
A prefeitura criou uma força-tarefa para reparar danos causados por sabotagens e está realizando manutenções nas principais estações de tratamento de água.
Até o momento, não foram divulgadas informações sobre os autores das sabotagens, e as investigações estão em andamento.
