Em uma partida decisiva pelos Jogos Olímpicos de Paris-2024, a seleção feminina de futebol do Brasil enfrentou a Espanha e sofreu uma derrota por 2 a 0, complicando sua classificação para as quartas de final. O jogo, realizado nesta quarta-feira, foi marcado por um momento crítico: a expulsão de Marta nos acréscimos do primeiro tempo, que deixou o Brasil com dez jogadoras em campo. Apesar da derrota, a seleção brasileira feminina avançou como uma das melhores terceiras colocadas, beneficiada pela derrota da Austrália para os EUA.
Expulsão de Marta e domínio espanhol
Nos minutos finais do primeiro tempo, Marta recebeu cartão vermelho após acertar a cabeça de Olga Carmona em uma tentativa de marcação. A camisa 10 brasileira deixou o campo chorando, e a seleção brasileira precisou jogar o restante da partida com uma jogadora a menos. Assim, a Espanha aproveitou a vantagem numérica para dominar o jogo, pressionando a defesa brasileira e exigindo boas defesas da goleira Lorena.
Gols da Espanha e lesão de Antônia
No segundo tempo, a Espanha continuou a pressionar e abriu o placar aos 22 minutos com Athenea del Castillo, após um cruzamento de Mariona Caldentey. Posteriormente, nos acréscimos, Alexia Putellas marcou o segundo gol espanhol com um belo chute da entrada da área, selando a vitória. Durante os acréscimos, Antônia, da seleção brasileira, sofreu uma lesão e, mesmo tentando continuar em campo, precisou sair, deixando o Brasil temporariamente com nove jogadoras.
Brasil classificado
Com a derrota, o Brasil terminou em terceiro lugar no Grupo C, com três pontos, saldo de menos dois gols e dois gols marcados. No entanto, a seleção feminina do Brasil garantiu a classificação para as quartas de final das Olimpíadas de Paris-2024. Os Estados Unidos ajudaram ao vencer a Austrália por 2 a 1, deixando as australianas com um saldo de gols pior que o do Brasil. A goleada da Alemanha por 4 a 1 sobre Zâmbia também beneficiou a seleção brasileira.
Próximos passos
A seleção brasileira voltará a campo no sábado, em Nantes, contra a primeira colocada do Grupo A, que será definida ainda nesta quarta-feira com os jogos entre Nova Zelândia x França e Colômbia x Canadá. O Brasil não contará com a camisa 10, Marta, que foi expulsa na partida contra a Espanha e cumprirá suspensão nas quartas de final.
