“ISSO NÃO TEM EFETIVIDADE”
Danilo Figueiredo | Redação O Matogrossense
A deputada Janaina Riva (MDB) alertou que não podemos permitir que promessas falsas iludam as pessoas e, portanto, o Parlamento precisa atuar com responsabilidade. Ela afirmou que a proposta de tarifa a R$ 1 real para o BRT é irresponsável, demagoga e quer apenas vender facilidades, sem nenhum compromisso com a verdade.
Ela se referiu à proposta do deputado Lúdio Cabral (PT), que propõe a cobrança da tarifa de R$ 1 para o modal intermunicipal.
“Quando falamos de uma proposta de R$ 1, criamos, portanto, na cabeça das pessoas a imagem de que é possível realizar um bom serviço com esse valor. No entanto, se ajustamos a passagem de ônibus em 2022 para R$ 4,95, como podemos operar um sistema com R$ 1 real a tarifa? Não podemos cometer essa irresponsabilidade de vender facilidades. É lógico que eu gostaria de fazer uma legislação e talvez fosse a deputada mais querida de Mato Grosso se apresentasse uma tarifa de R$ 1 para todo transporte urbano mato-grossense, mas isso não tem efetividade”, afirmou a parlamentar.
Janaina ressaltou que o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), também defende que realizemos a licitação para a operacionalização do BRT. No entanto, Botelho sempre foi muito responsável nas tomadas de decisão como presidente da Casa.
Declarações sobre Eduardo Botelho
Segundo ela, Botelho é responsável com o que fala e tem muita preocupação em prometer algo que não é possível. “Ele entendeu que essa tarifa era algo inexequível. Ambos pensam igual; a licitação é importante, e nós, deputados, fazemos questão que realizemos a licitação para este modal que vai mudar Cuiabá”, afirmou.
Janaina lembrou que a Assembleia Legislativa defendeu o BRT e votou pela mudança do modal justamente por entender que o corredor de ônibus seria mais econômico e adequado dentro da realidade financeira.
“O que fez o governador Mauro Mendes se tornar uma referência foi a responsabilidade na tomada das decisões. Botelho sempre foi muito responsável com as decisões que tomou por nossa Casa de Leis, atendendo as necessidades dos deputados e até mesmo economizando para devolver recursos ao governo”, declarou.
