O Governo de Mato Grosso participará da 7ª edição da China International Import Expo (CIIE), que começa na próxima terça-feira em Xangai. O governo do estado coordena a delegação mato-grossense, composta por representantes de 40 instituições e empresários. Dessa forma, a delegação pretende apresentar oportunidades de negócios, atrair investimentos e fortalecer parcerias internacionais.
Fortalecimento das relações comerciais
Mato Grosso, ao longo dos anos, desenvolveu um relacionamento comercial sólido com a China, que se baseia em mais de 20 memorandos de entendimento (MOUs) firmados. Nos últimos cinco anos, o estado ampliou essa relação ao sediar uma consultoria internacional em Pequim, o que, por sua vez, facilitou novas colaborações e impulsionou o comércio bilateral.
Atração de investimentos e iniciativas sustentáveis
Durante a feira, a delegação vai promover o projeto “Invista no Mato Grosso”, que destaca o estado como líder na produção de alimentos sustentáveis. Além disso, o estande contará com degustações do MT Steak, uma carne bovina reconhecida internacionalmente por sua sustentabilidade. Ademais, a promoção de produtos como soja, milho, feijões e pulses, com foco em práticas sustentáveis e tecnologias de irrigação, reforçará a diversidade e a capacidade produtiva de Mato Grosso.
Lançamento de catálogo de exportadores
A delegação lançará, ainda, um catálogo de exportadores para conectar os produtores mato-grossenses a novos parceiros comerciais. Portanto, essa ação visa aumentar a visibilidade de Mato Grosso no cenário internacional e fortalecer as exportações em setores estratégicos.
Declarações e objetivos do governo
César Miranda, secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, lidera a delegação e destacou a importância dessa participação. “A China se mantém como um dos nossos principais parceiros comerciais, e nós buscamos expandir continuamente essa relação. Por isso, nossa presença na CIIE é essencial para ampliar as oportunidades para o estado”, afirmou Miranda.
Resultados da participação anterior
No ano passado, sob a liderança do governador Mauro Mendes, a delegação de Mato Grosso marcou sua primeira participação na CIIE e firmou dois termos de cooperação. Com isso, os laços comerciais se fortaleceram, incentivando visitas de comitivas empresariais ao estado e gerando interesse em investimentos, especialmente na Zona de Processamento de Exportação.
Com essa nova participação, Mato Grosso reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a expansão das oportunidades econômicas. Dessa maneira, o estado busca consolidar sua posição como um parceiro estratégico no mercado internacional e continuar a fortalecer suas exportações.
