Ferramenta tecnológica aprimora a gestão de emergências e fortalece a proteção da população
O governo de São Paulo avança na gestão de riscos ambientais com o lançamento da Plataforma de Gestão de Riscos de Desastres Naturais. Nesse sentido, o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), apresentou a plataforma nesta quinta-feira (31/10), consolidando um marco na análise e na prevenção de desastres no estado. Entre 1991 e 2022, São Paulo registrou aproximadamente 66 mil desastres naturais, um dado que, com toda a certeza, ressalta a importância de implementar ações preventivas eficazes e contínuas.

Como a plataforma opera e suas funcionalidades
A plataforma inclui um módulo de “geodesastres” que centraliza e resgata registros históricos de desastres naturais. Assim, utilizando robôs para buscar dados em jornais e outras fontes, o sistema permite uma análise detalhada das áreas mais suscetíveis a eventos como escorregamentos, inundações e erosão. Além disso, a Semil garantiu que a plataforma será constantemente atualizada, assegurando a relevância dos dados para a formulação de estratégias preventivas.
O painel da plataforma está localizado no Núcleo de Geociências, Gestão de Riscos e Monitoramento Ambiental do IPA, na Vila Mariana, zona sul de São Paulo. Múltiplos telões exibem dados detalhados que oferecem suporte essencial para órgãos governamentais, incluindo defesa civil, planejamento ambiental e territorial, habitação e transportes.
Impactos regionais e abrangência dos dados
A plataforma revelou que 38 municípios da região metropolitana de São Paulo, com exceção da capital, têm 7.278 setores mapeados como áreas de risco para escorregamentos, inundações e erosões. Essas informações são cruciais para orientar políticas públicas eficazes, protegendo comunidades vulneráveis e garantindo um planejamento seguro do uso do solo.
Em escala estadual, que abrange os 645 municípios de São Paulo, os estudos destacam não apenas os riscos geológicos, mas também as vulnerabilidades sociais. Com essa visão ampla, as autoridades conseguem priorizar a segurança da população e integrar o planejamento territorial, minimizando riscos e protegendo vidas.
Benefícios e avanços na gestão de desastres
A secretária da Semil, Natália Resende, enfatizou a relevância da nova plataforma. “A plataforma permite uma gestão integrada e mais eficiente das emergências ambientais em São Paulo. A colaboração entre o IPA e outros órgãos possibilita ao governo identificar riscos e orientar ações práticas de proteção à população”, destacou Resende. Essa iniciativa representa um avanço importante, permitindo respostas mais rápidas e um planejamento preventivo mais eficaz, garantindo a aplicação de medidas de mitigação com antecedência.
Inovação e aplicação da tecnologia
O uso de robôs de busca para coletar registros históricos e a centralização de dados em um painel interativo exemplificam como a tecnologia está transformando a gestão pública. O governo de São Paulo, com essa plataforma, reforça sua capacidade de resposta e planejamento, alinhando-se a práticas globais de gestão de riscos. A combinação de inovação e tecnologia cria um modelo mais eficiente de monitoramento e prevenção, beneficiando a segurança da população.
