Na próxima semana, Cuiabá será palco de um evento imperdível para entusiastas de história e colecionismo. Entre os dias 8 e 11 de julho, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso sediará o Encontro de Colecionadores de Selos e Moedas. O evento, que ocorre no Salão Nobre das 09h00 às 17h00, é aberto ao público e promete ser uma viagem fascinante pela história local e nacional.
Organizado pelo Clube Filatélico, Numismático e Afins de Cuiabá e pela Sociedade Numismática Brasileira, o encontro trará uma rica exposição de moedas cunhadas em Cuiabá no século XIX, além de uma vasta coleção de selos e medalhas comemorativas. Este ano, um dos destaques será a comemoração dos 200 anos da primeira Constituição Brasileira, promulgada em 1824.
O Colecionismo como Guardião da História
O principal objetivo do evento é resgatar e difundir a história de Mato Grosso e de Cuiabá por meio do colecionismo. Visitantes terão a oportunidade de conhecer detalhadamente a numismática e a filatelia, duas áreas que vão além da simples acumulação de itens. A numismática investiga cédulas e moedas sob perspectivas históricas, artísticas e econômicas, contribuindo para o conhecimento cultural e científico. Já a filatelia se dedica ao estudo e à coleção de selos postais e materiais relacionados, organizando coleções que podem ser temáticas ou gerais.
Programação e Atividades
Durante os quatro dias de evento, o público poderá apreciar exposições e participar de palestras e rodas de conversa com especialistas. É uma excelente oportunidade para aprender sobre a história e a cultura, além de interagir com colecionadores e especialistas.
Este evento é uma chance única para aprofundar conhecimentos históricos e iniciar ou expandir coleções. Não perca!
