CUIABÁ-SANTARÉM
Danilo Figueiredo | Redação O Matogrossense
O deputado Diego Guimarães (Republicanos) considerou extremamente positiva a sinalização do governador Mauro Mendes (União) sobre a possibilidade de o Governo de Mato Grosso assumir a concessão do trecho norte da BR-163.
Guimarães enfatizou a importância de duplicar a rodovia entre os municípios de Sinop e Guarantã do Norte, independentemente de quem seja o responsável pela obra.
Diego explicou que existem atualmente duas alternativas para a duplicação do trecho, que possui um alto volume de tráfego gerado pela abertura dos portos no Pará. A primeira alternativa envolve a alteração no contrato atual de concessão. A segunda possibilidade é a transferência da concessão para o governo estadual, como já aconteceu com o trecho da divisa com Mato Grosso do Sul até Sinop.
“Hoje, a rodovia está sob concessão da Via Brasil, por um período de 10 anos, sem contar com a obra de duplicação porque esperávamos a chegada da Ferrogrão. Portanto, ou reestruturamos o contrato, ampliando o prazo de concessão e garantindo a obra, ou adotamos a mesma solução aplicada ao restante da rodovia. O importante não é quem vai fazer, mas que esta duplicação saia do papel”, salientou Guimarães.
Esforços para Viabilizar a Duplicação
O parlamentar tem trabalhado desde o início deste ano para viabilizar a duplicação. Em abril, ele, juntamente com o senador Jayme Campos (União), visitou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para discutir o assunto. “Conseguimos sensibilizar a ANTT sobre a situação, o alto volume de tráfego e de acidentes no trecho, e agora aguardamos uma resolução que deverá sair até o fim deste ano”, afirmou.
Interesse da Via Brasil
A Via Brasil já manifestou interesse em readequar o contrato de concessão para realizar a duplicação. Em maio, Diego anunciou isso durante uma audiência pública em Guarantã do Norte. Mais de 350 pessoas, representando 30 municípios mato-grossenses, participaram da reunião.
