O deputado estadual Faissal Calil (Cidadania) criticou a decisão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) de conceder o Título de Cidadão Mato-grossense aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes e Flávio Dino. Em um vídeo postado em suas redes sociais, Faissal declarou: “Eu me senti envergonhado”.
A iniciativa dos títulos veio do deputado estadual Valdir Barranco (PT), autor dos projetos 283/2024 e 287/2024, que a maioria dos parlamentares aprovou. O presidente da ALMT, Eduardo Botelho (União Brasil), validou as resoluções, conforme divulgado no diário eletrônico da Assembleia na segunda-feira (20). No entanto, a data para a entrega presencial da honraria ainda não foi definida.
Valdir Barranco justificou que Alexandre de Moraes e Flávio Dino merecem o reconhecimento por sua dedicação e contribuição ao país. O texto dos projetos tramitou na Comissão de Direitos Humanos e recebeu parecer favorável do presidente da comissão, Max Russi (PSB). Barranco argumentou que a honraria reconhece os serviços prestados pelos ministros à nação.
Além disso, Faissal Calil criticou duramente a decisão, destacando seu desapontamento com a aprovação dos títulos. Ele afirmou que a homenagem é inadequada e expressou publicamente seu descontentamento. A polêmica em torno da concessão dos títulos reflete as divisões políticas e as diferentes visões sobre o papel e a atuação dos ministros do STF.
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT
