Na noite de sábado (6), um ônibus de passageiros tombou na Freeway (BR-290), entre Santo Antônio da Patrulha e Glorinha, no Rio Grande do Sul, resultando em uma morte e mais de dez feridos. O acidente ocorreu por volta das 22h20 no km 42, no sentido Osório–Porto Alegre, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Operação de resgate e atendimento às vítimas
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), ViaSul, Polícia Rodoviária Federal e outros órgãos atuaram rapidamente para socorrer os passageiros. Pelo menos 11 feridos foram encaminhados para hospitais da região de Glorinha, embora o estado de saúde deles ainda não tenha sido divulgado oficialmente.
Investigação e controle da rodovia
A PRF informou que o ônibus, pertencente à empresa Expresso Nordeste, fazia o trajeto entre Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). Após o tombamento, agentes mantiveram o controle da área para garantir a segurança dos motoristas e facilitar o trabalho das equipes de emergência. Peritos iniciaram a apuração das causas do acidente, que permanece sob investigação.
Este episódio reforça a importância da fiscalização e da infraestrutura nas rodovias federais que interligam regiões estratégicas do Sul do país, com reflexos para o transporte interestadual e a segurança viária, aspectos relevantes para o planejamento logístico e de segurança pública, inclusive para estados vizinhos como Mato Grosso.
O acompanhamento das ações e a apuração dos fatos seguem em andamento, com foco na prevenção de ocorrências semelhantes e na garantia da segurança dos usuários das rodovias federais.
