Guarda civil de folga agride ambulante na Estação Barueri
Um episódio de violência envolvendo um guarda civil de Osasco, na Grande São Paulo, e um vendedor ambulante gerou repercussão após vídeos capturarem o momento da agressão. O incidente ocorreu na última quarta-feira (04/12), na estação Barueri da Linha 8-Diamante, administrada pela ViaMobilidade.
Guarda civil é afastado após agredir ambulante em estação de trem em SP; VEJA VÍDEO pic.twitter.com/rxfLaVLPGP
— O Matogrossense (@o_matogrossense) December 8, 2024
Testemunhas filmaram o guarda civil agredindo o ambulante com golpes utilizando uma arma, enquanto tentava algemá-lo. A cena chocou passageiros e funcionários da estação.
Detalhes do conflito: agressão e tentativa de prisão
Nas imagens registradas, o guarda civil, que estava de folga, ordena que o vendedor coloque as mãos na cabeça. Quando o ambulante tenta se afastar, o agente o puxa para dentro da estação, onde a confusão se intensifica.
Em meio ao tumulto, o guarda tenta derrubar o homem com uma rasteira, mas acaba caindo. Seguranças da ViaMobilidade tentam intervir, enquanto outros passageiros discutem com o guarda. Durante o conflito, o ambulante se defende verbalmente, afirmando ser “trabalhador e pai de família”. O guarda alegou ser policial, e as testemunhas questionaram sua afirmação, perguntando: “Cadê a viatura?”.
Posicionamento da SSP e ViaMobilidade
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o ambulante estava vendendo bilhetes de transporte de forma irregular. No entanto, não portava materiais ilícitos no momento da abordagem. A delegacia ouviu seu depoimento, liberou-o em seguida, mas o manteve como investigado.
As autoridades identificaram o guarda civil como funcionário da Guarda Municipal de Osasco. Durante a ocorrência, ele atuava como contratado de uma empresa de segurança terceirizada pela concessionária ViaMobilidade para fiscalizar a estação.
Repercussão e consequências
As imagens do episódio viralizaram rapidamente, gerando indignação nas redes sociais e entre usuários do transporte público. A Prefeitura de Osasco afastou o guarda de suas funções enquanto prosseguem as investigações. O agente agora responde por agressão.
Por sua vez, a ViaMobilidade não comentou sobre os protocolos de atuação de seus seguranças terceirizados durante o incidente.
Contexto e desdobramentos
Conflitos entre ambulantes e agentes de segurança em estações de transporte não são incomuns. A venda irregular de bilhetes, embora proibida, expõe a necessidade de abordagens mais humanizadas e conformes à lei para evitar escaladas de violência.
O caso reacende debates sobre o treinamento de agentes de segurança terceirizados e guardas municipais, além da relação com vendedores ambulantes em espaços públicos.
