As Polícias Civil e Militar, juntamente com a concessionária de energia elétrica do Mato Grosso, prenderam dez pessoas por furto de energia em Várzea Grande. Entre os dias 8 e 12 de junho, a operação identificou 650 casos de furto de energia, abrangendo pontos previamente mapeados pela concessionária.
Detalhes das prisões
Durante a operação, as equipes localizaram diversas irregularidades, incluindo ligações diretas e adulterações em medidores de energia, que configuram crimes de furto e estelionato. Consequentemente, os agentes autuaram os suspeitos em flagrante e não concederam direito a fiança. O delegado Alexandre Nazareth destacou que essas práticas criminosas resultam em prisão imediata e monitoramento contínuo.
Impacto econômico
Em poucos dias, a concessionária de energia elétrica recuperou mais de 370 megawatts/hora de energia, suficiente para abastecer uma pequena cidade como Araguainha por quatro meses. Além disso, o valor recuperado ultrapassou R$ 900 mil, incluindo R$ 230 mil em impostos. Maria Luisa Xavier, analista de suporte e gestão da Energisa, ressaltou a importância de ações contínuas em cidades com alta incidência de furtos de energia, como Cuiabá e Várzea Grande.
Operação energia limpa
As atividades fazem parte da Operação Energia Limpa, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Segurança Pública e da concessionária de energia, que visa intensificar as fiscalizações em diversas regiões do estado. Por esse motivo, a operação busca garantir que os consumidores que pagam suas contas em dia não sejam penalizados por ações criminosas. Portanto, a Energisa mantém um centro de monitoramento de fraudes e incentiva a população a denunciar qualquer atividade suspeita através dos canais de atendimento
