Nos últimos dois meses, especialistas em fauna silvestre observaram um fenômeno preocupante na região de Mato Grosso. Moradores encontraram cinco filhotes de anta sem suas mães, três em Sorriso e dois em Sinop. Na segunda-feira (08), moradores da zona rural de Sorriso resgataram o filhote mais recente, recém-nascido, e o entregaram ao Corpo de Bombeiros.
A médica veterinária Lilian Medeiros expressou sua preocupação com o aumento significativo de filhotes encontrados sem as mães em um curto período. “Cinco filhotes num período de 60 dias não é algo comum. Recebemos esse ontem, ele estava realmente recém-nascido e acredito que ainda não tinha se alimentado. Isso acende um alerta. Já comunicamos a situação à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). Estamos preocupados com a vulnerabilidade da espécie”, afirmou Lilian.
A região de Mato Grosso, especialmente durante os meses de seca, é um período crítico de procriação para as antas. Segundo Lilian, mães escondem os filhotes em moitas ao buscar alimento e água. Ela orienta a população a observar o local por algum tempo antes de resgatar um filhote, para garantir que a mãe não esteja por perto. Caso o filhote esteja machucado, acione o Corpo de Bombeiros para realizar o resgate adequado.
Conhecida como a “jardineira da floresta”, a anta desempenha um papel crucial na dispersão de sementes, contribuindo para a diversidade de plantas na região. A espécie enfrenta ameaças como perda de habitat, fragmentação, atropelamentos e caça. O ICMBio classifica a anta como vulnerável na Lista de Espécies Ameaçadas e a inclui no Plano de Ação dos Ungulados.
O aumento nos resgates de filhotes de anta alerta para a necessidade de intensificar ações de conservação. A população deve informar avistamentos e riscos às autoridades ambientais para proteger esses dispersores de sementes e mantenedores da biodiversidade.
